Acampamento da Juventude deve receber mais de 5 mil pessoas por dia


18 de julho de 2018 - 11h15

Um dos espaços populares do Festival da Utopia, o Acampamento da Juventude recebe os últimos preparativos para os quatro dias do evento, realizado pela Prefeitura de Maricá. Artistas locais e de renome nacional se encontram em uma arena aberta ao público que estiver na cidade a partir desta quinta-feira (19) até domingo (22).

O acampamento fica em São José do Imbassaí (em uma antiga fábrica de vidro) e ônibus gratuitos serão oferecidos ao público para chegar ao local do evento.

Os shows serão realizados a partir de meia-noite. Na quinta-feira (19/07), será a vez de uma das principais referências do reggae no Brasil, a banda Ponto de Equilíbrio. Já na sexta-feira (20/07), a festa fica por conta do grupo Bicho de Pé, que apresentará música regional brasileira, com ênfase nos ritmos dançantes do norte e nordeste, como xote, baião, samba, forró, xaxado, maracatu, carimbó e arrastapé. No sábado (21/07), a cantora, compositora, rapper Negra Li promete agitar o público, e no domingo (22/07), o cantor de rap e hip hop BNegão fará o encerramento da festa.

Ao longo dos dias de evento, o público será convidado a interagir em rodas de debate sobre raça, gênero e sexualidade. Os ônibus ainda levarão os visitantes para eventos dentro das comunidades populares da cidade, como no Risca Faça, nos conjuntos Minha Casa, Minha Vida e no bairro Ponta Negra.

“A galera que está participando da organização começou a pensar como a gente poderia apresentar Maricá pra essas 1200 pessoas que estarão acampadas. A visita nas comunidades será importante para mostrar a força da cultura popular presente nesses espaços e ao mesmo tempo para que os visitantes conheçam as transformações que um governo popular pode produzir de forma colaborativa”, diz Vanessa Araujo, presidente municipal do Movimento Popular da Juventude.

É esperado um público flutuante de mais de 5 mil pessoas por dia para os debates e shows no acampamento. Ao todo, 1,2 mil jovens de todo o Brasil ficarão acampados no Acampamento da Juventude.

Um esquema de segurança foi planejado em detalhes pela organização. Uma grade irá separar a área das barracas com a presença de profissionais de segurança. Os acampados receberão pulseiras que somente poderão ser retiradas após o fim do evento, na volta para casa.

 

Confira a programação dos debates no Acampamento

Dia 19 de Julho – Quinta-feira

9h – Abertura – Tenda da Utopia

Prefeito de Maricá: Fabiano Horta

14h – 16h mesa: Quem se importa com a vida de quem se importa? (vídeo)

16h – 18h – mesa: A luta para superar a LGBTfobia no brasil

Dia 20 de Julho- Sexta-Feira

10h – 12h – mesa: Manipulação da mídia

14h – 16h – mesa: O que é política para você?

16h – 18h – mesa: Substâncias lícitas e ilícitas na sociedade

Dia 21 de Julho – Sábado

10h – 12h – mesa: De Dandara a Marielle – a luta das mulheres negras pelo o direito de existir

14h – 16h – mesa: Os desafios da geração negra e indígena na universidade

16h – 18h – mesa: A cultura como centro da resistência

Dia 22 de Julho – Domingo

10h – 12h – mesa: Conversas com jovens escritores e suas experiências

14h – 16h – mesa: Debate sobre PPJ

Inscreva-se

Para o acampamento da juventude